Biografia de André Forster

André Cecil Forster, nasceu em 17 de maio de 1945, no município de Estrela-RS. Mudou-se para Santa Cruz do Sul, onde passou sua infância e adolescência com cinco irmãos e uma irmã.

Tendo concluído seus estudos primários e secundários em Santa Cruz do Sul, no ano de 1964, transferiu-se para Porto Alegre quando ingressou na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No mesmo ano, ingressava no Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, atuando como assessor técnico.


Foi casado com Marí Forster, com quem teve Gabriela e com lara Rosa Leite. Desse segundo casamento nasceram Leandro, Tatiana e Juliano.

Durante seu período universitário, foi secretário-geral do Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia da UFRGS, entre 1965 e 1966, e, depois, seu presidente, entre 1966 e 1967.

No início dos anos 70, militando na sua categoria profissional, André assumia a presidência da Associação Gaúcha dos Sociólogos, exercendo o cargo até o ano de 1977. Em 1972, ingressava na Universidade do Vale do Rio dos Sinos para lecionar Sociologia e Ciências Políticas. Como professor universitário permaneceu até o ano de 1982.

André ajudou a criar em 1972 o IEPES - Instituto de Estudos Políticos, Econômicos e Sociais, que abrigou todos que, devido às circunstâncias daqueles anos, não tinham espaço de atuação política. O IEPES lotava o plenário da Assembléia Legislativa em memoráveis palestras e ciclos de debates, que mobilizavam estudantes, intelectuais e trabalhadores, desafiando a censura e a repressão da época. Através do IEPES, a organização, a militância, a formação dos filiados e não filiados ao MDB, ganhava qualidade interpretativa e eficácia de ação.

Em 1982 se elege Vereador em Porto Alegre pelo PMDB. No período de, 1982 a 1984 foi líder da bancada; de 1984 a 1986, exerceu o cargo de presidente da Câmara de Vereadores, sendo o responsável pela transferência definitiva da Câmara para o prédio próprio que hoje ocupa.

Em 1989, André Forster foi eleito Presidente do PMDB do Rio Grande do Sul, permanecendo no cargo até a sua morte.

André Forster, faleceu em 09 de dezembro de 1996 de Cancer em Porto Alegre.

Atividades na Política:

*
1982 a 1986, Vereador em Porto Alegre (Presidente 1984 a 1986)
*
1987 a 1988, Superintendente - Metroplan;
*
1988 a 1989, Secretário de Ciência e Tecnologia;.

Frases de André Forster:

"Estamos no limiar de um novo século, e nossa questão central continua sendo a dignidade do ser humano."

"Um partido político tem que reacender a esperança, devolver às pessoas o direito de sonhar; e, uma vez no poder, demonstrar capacidade para transformar esses sonhos em realidade".

"Estamos no limiar de um novo século, e nossa questão central continua sendo a dignidade do ser humano".

"É preciso aprofundar nossas perguntas e descobrir novas. É preciso encarar as maneiras disponíveis de se fazer política. Questioná-las. Buscar alternativas. Quebrar espelhos. Refazer. Construir caminhos".

“Um partido político tem que reacender a esperança, devolver aos cidadãos o direito de sonhar; e, uma vez no poder, demonstrar capacidade para transformar estes sonhos em realidade.”

“Estamos no limiar de um novo século, e nossa questão central continua sendo a dignidade do ser humanos.”

Fonte: Fundação Ulisses Guimarães